Speedrun (World Record) Donkey Kong Country 2: corra como se fosse o fim do mundo!


Super Nintendo, Donkey Kong 2, 16bits, 16 bits, jogos, meus preferidos, diversão
O que 'fechar o jogo' em um tempo tão rápido pode te dar como recompensa?

A primeira coisa, acho que é o reconhecimento dos demais jogadores, na sequência prêmios em dinheiro e em terceiro, patrocínio! Isso se você já não for um streammer com grande público.

Eu não sou speedrunner e ultimamente tenho jogado muito pouco, mas adoro assistir speeds tão insanas que mal dá para preparar um café antes que o jogo termine. A última que assisti foi a de Donkey Kong Country 2, onde o V0oid fechou o jogo todo em miseráveis 38 minutos! O cara é tão monstro que seu trabalho praticamente é otimizar o tempo de recorde mundial de todos os DKCs.

Dá para acreditar? Eu passava a tarde toda jogando apenas o primeiro "mundo" e ele o passa em menos de 2 minutos (ou menos) utilizando glitchs que o expulsa da fase como se os adorados macaquinhos fossem azeite misturado com água!

Inúmeras manhas são utilizadas, mas as que me lembro com mais clareza são os glitchs que fazem com que apareçam barris fantasmas que o ejetam da fase, outro é algo chamado Team Jump (que é um pulo monstruoso que alcança alturas impossíveis de serem atingidas naturalmente) e até — por incrível que pareça —, mudar para a Dixie no final da fase por que sua comemoração é mais curta que a do Diddy.

As fases que tem os animais são fantasmagoricas de rápidas — exceto a do Enguarde. Rambi, Squawks e Squitter parecem mais projéteis que personagens, tamanha é a habilidade do orquestrador! Rattly (a cobra) tem o seu valor — e que valor! — para a execução de alguns glitches, mas para mim — opinião pessoal — é o menos legal de todos.




O Gameplay é um espetáculo com uma habilidade fora do comum e está, com toda certeza, entre o panteão das melhores jogatinas já vistas por mim. Agora... Se eu acho melhor passar por cada trechinho do jogo e aproveitar cada linha de programação que nos foram entregues pela Nintendo em 1995? Sim. Eu prefiro! Mesmo por que as memórias, o aproveitamento dos cenários e os background tracks, assim como o estilo de jogabilidade — totalmente excelentes — são uma obra de arte que devem ser apreciadas com atenção e prestígio, pois não se acelera uma obra de Mozart apenas para ouvir o seu final, mas SIM, curte-se cada instante.

Speedrun é uma modalidade que chama muito a atenção pela possibilidade de fechar um jogo que passávamos dias jogando, até semanas ou meses, em poucos minutos, dependendo do jogo, e também nos mostra que mesmo depois de 25 anos de lançamento, no caso do DKC2, é possível descobrir novos atalhos que nem mesmo seus criadores tinham noção da existência.

ASSISTA O SPEEDRUN NA TWITCH


Energia, velocidade, habilidade, conhecimento, muito treino e tentativas infinitas são os ingredientes base para que sejam realizadas as melhores e mais incríveis Speedruns do mundo, como essa do V0oid, a mais interessante que vi até o momento. RECOMENDO DEMAIS QUE VOCÊ ASSISTA! (link acima)

Obrigado pela leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário